Sábado, 4 de Junho de 2011
A gravidez e a coluna

Nunca lhe damos o valor e os cuidados que merece, esquecemo-nos que sem ela não poderíamos permanecer direitas.



Devido ao aumento de peso e ao volume da zona abdominal, o centro de gravidade da grávida altera-se obrigando a mudanças de postura

A prevenção e a manutenção diária de hábitos saudáveis são a melhor forma de prevenir as dores lombares e os ataques da dor ciática. Devido ao aumento de peso e ao volume da zona abdominal, o centro de gravidade da grávida altera-se obrigando a mudanças de postura. Estas mudanças de postura e o peso do abdómen podem obrigar o nervo ciático a ficar sob pressão a a sofrer uma inflamação provocando cãibras e formigueiro, para além de uma dor muito aguda na zona acima das nádegas e nas pernas. Para conhecermos melhor como funciona esta estrutura musculoesquelética, passamos a explicar como se compõe: a coluna vertebral é formada por 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5, lombares, 5 sacras e 4 coccígeas, todas elas encadeadas desde a base do crânio até ao cóccix. Cada vértebra mantém-se perfeitamente unida á anterior e seguinte através dos encaixes laterais e discos. Estes podem danificar-se se fazemos algum movimento brusco ou tentamos suportar um peso excessivo.
No centro da coluna, passa a espinal-medula. Podemos ainda encontrar os músculos extensores do tronco permitem que o corpo se mantenha na vertical na posição de pé e os músculos abdominais que sustêm a coluna, regulando a pressão dentro do abdómen.

“São várias as causas que podem provocar as dores na coluna, mas a maior parte são provocadas por posturas incorrectas”

Dores na coluna
São várias as causas que podem provocar as dores na coluna, mas a maior parte são provocadas por posturas incorrectas. As dores nas costas são a segunda causa, em Portugal, das visitas ao médico. Entre as doenças da coluna destacam-se: a escoliose, a hérnia discal, a doença discal degenerativa, a espondilartrose entre outras. Todavia,mesmo que a grávida não sofra de nenhuma delas, a gravidez e o peso do bebé, especialmente a partir do segundo trimestre, podem levar a que a grávida venha a sofrer de dores na zona lombar. Por isso, a grávida deve ter uma atenção clínica adequada e prestar muita atenção à sua postura.

Como prevenção não deve esquecer que:

1.O descanso deve ser feito sobre uma superfície moderadamente dura para impedir que a coluna vertebral adquira desvios anormais. A posição fisiológica, que este tipo de colchão obriga a adoptar, permite a distensão adequada dos músculos e ligamentos que apoiam a coluna. A almofada não deve ser demasiado alta. A melhor posição de descanso, especialmente a partir do primeiro trimestre, é a posição fetal.
2.A natação é aconselhada durante a gravidez porque a prática deste desporto permite exercitar todos os músculos sem que a coluna vertebral suporte o peso do corpo.
3. As posturas incorrectas à secretária ou em frente do computador podem provocar dores na coluna.
4.Levantar pesos, por exemplo um saco das compras, do chão sem dobrar as pernas pode ser muito prejudicial para a coluna. Deve separar os pés , dobrando os joelhos com a coluna direita, aproximar o peso (saco) do corpo e só depois o levantar.
5. Se tem de permanecer muito tempo em pé deve manter os pés afastados cerca de 30 cm.
6. Ao entrar no terceiro trimestre, devido ao aumento de peso (concentrado muito especialmente na zona abdominal), terá tendência para se dobrar ligeiramente e de se inclinar para a frente quando caminha. Caminhe com as costas direitas e com os ombros ligeiramente para trás. Mantenha o peito erguido.
7. Use calçado cómodo que lhe sujeite bem o pé e de preferência de materiais naturais. O salto deve ter entre 2 e 3 cm.
8. Sente-se numa cadeira com espaldar alto, de modo a que possa descansar as costas e, ao mesmo tempo, mantê--las direitas.
9. Se tiver de permanecer muito tempo sentada apoie os pés, de modo a que estes possam ficar ligeiramente elevados. Pode utilizar um banquinho ou até umas listas telefónicas sobrepostas como apoio.
10. Verifique se a secretária tem a altura correcta, ao colocar o ante-braço comodamente e sem esforço. No caso de trabalhar com computador, o centro do monitor deve estar colocado à altura dos olhos e a uma distância do seu rosto de 50cm. Isto vai permitir-lhemanter a coluna direita.

O descanso deve ser feito sobre uma superfície moderadamente dura para impedir que a coluna vertebral adquira desvios anormais.

fonte:http://familia.sapo.pt/g



publicado por adm às 23:56
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