Domingo, 15 de Abril de 2012
Parto... para todos os gostos

Preparação para enfrentar esta nova experiência com calma e com maior confiança

As aulas de preparação para o parto, para além de serem uma valiosa ajuda para enfrentar o parto, podem promover um convívio saudável e relações de amizade entre várias mamãs que experienciam também uma nova gravidez.

Hoje em dia, existem vários Cursos de Preparação para o Parto e a futura mãe pode escolher o, ou, os que mais lhe convém. Para além de poder escolher aulas para a preparação para um parto convencional, pode também optar por aulas que a ajudem a preparar para um parto na água ou em casa.

Ao inscrever-se numCurso de Preparação Para o Parto, é possível complementar este curso com aulas de pós-parto que permitirão à grávida adquirir conhecimentos sobre o pós-parto, noções de puericultura e como cuidar do bebé, bem como adquirir as melhores técnicas de aleitamento e higiene do bebé.

“As aulas teóricas devem fornecer informação sobre anatomia, sexualidade masculina e feminina e alterações próprias da gravidez”

Os formadores
As aulas são em geral ministradas por enfermeiras-parteiras, psicólogos, obstetras e pediatras. Habitualmente, cada especialista fala sobre os temas da sua especialidade e durante o curso explicam-se todos os aspectos fundamentais da gravidez, parto, pós-parto e maternidade. São explicadas todas as técnicas de respiração para o parto e realizam-se todos os exercícios adequados para tornar o momento do parto mais fácil.

O aleitamento e a criação do bebé são explicados com uma atenção especial e tendo como modelo um "boneco bebé"; são ministradas aulas práticas onde a grávida pode desenvolver todas as actividades como a higiene do bebé, o banho, o vestir e despir e a melhor forma de o deitar.

Também o Yoga
Como complemento dos cursos de preparação tradicionais, pode ser uma boa opção pois pode aliviar a tensão, recarregar as energias e contribui para aliviar as dores. É preciso não esquecer que muitas das técnicas habituais reconhecidas para o parto sem dor se baseiam nas técnicas de descontracção do yoga.

Para praticar o yoga como apoio à gravidez, a grávida deve apenas inscrever-se num Centro de Yoga apto para ministrar aulas de preparação para o parto.

O que devem oferecer os Centros?
Os centros devem oferecer às futuras mães/pais aulas práticas e teóricas que lhes permitam encarar a gravidez, o parto e o pós-parto de forma mais descontraída e mais confiante.

As aulas teóricas devem fornecer informação sobre anatomia, sexualidade masculina e feminina e alterações próprias da gravidez. Explicações exaustivas sobre o parto, como reconhecer as contracções, as fases da dilatação, tipos de anestesia, tipos de parto e possíveis complicações. Devem ainda dar toda a informação sobre os melhores comportamentos no puerpério: cuidados de higiene após parto normal ou cesariana, a sexualidade.

Devem também prestar todos os esclarecimentos sobre o aleitamento, cuidados e higiene do recém-nascido e desenvolvimento do bebé durante o primeiro ano de vida.
As alterações emocionais durante a gravidez, o parto e o pós-parto como a depressão devem ser sempre abordados. As aulas-práticas devem ministrar exercícios de descontracção durante a gravidez e o parto, com exercícios adequados às diversas situações.
Exercícios de respiração nas diversas etapas do parto. Treino com o pai durante o parto. Treino de exercícios do períneo no pós-parto. Nas aulas práticas devem ainda ser realizadas as tarefas do banho do bebé, do tratamento do cordão umbilical, a muda da fralda.

Onde, como e quanto?
Hoje em dia, em todos os centros urbanos existe a possibilidade de frequentar um destes cursos. Alguns deles estão integrados nos Centros de Saúde públicos e outros em Centros privados.

Os valores variam de acordo com o número de aulas e comos próprios conteúdos. No leque de custo/opções é ainda considerado o acompanhamento da grávida pelo futuro pai e o número de aulas que este quer frequentar. É importante que antes de tomar uma opção sobre a decisão do Centro, peça alguns conselhos no seu Centro de Saúde, com o seu médico ou com qualquer recente mamã que tenha frequentado o Curso.

Nos grandes centros urbanos as opções são muitas e as ofertas, no que respeita aos conteúdos, também muito variadas. Nos pequenos centros, é provável que as suas opções sejam limitadas em relação, por exemplo, ao parto na água ou ao Yoga.

Parto na água
Nos cursos de preparação para o parto na água, habitualmente ministrados por monitores especializados, as aulas são realizadas numa piscina coberta e climatizada, com os exercícios adequados à gravidez e ao parto – de costas, pélvis – e jogos aquáticos ou natação específicos.

Os exercícios adaptam-se à destreza da nadadora e ao mês de gestação. O efeito deste treino é muito relaxante e tonificante e benéfico para a grávida. Estes exercícios podem ser realizados pelo casal – tal como nos cursos de preparação para os partos convencionais – ficando assim o futuro pai apto para auxiliar no momento do parto.

Parto em casa
Se está a pensar em fazer o seu parto em casa, talvez no mês anterior ao parto, possa contratar uma Doula que a poderá acompanhar na preparação para o parto, durante parto e durante os primeiros dias com o seu bebé. Para contratar uma Doula, basta falar com a Associação Doulas de Portugal e seleccionar o perfil da Doula e os serviços que pretende.

Texto: Maria Martins
Revisão científica: Dra. Madalena Barata, Directora do Centro de Medicina da Reprodução do British Hospital-Lisbon XXI

fonte:http://familia.sapo.pt/



publicado por adm às 16:00
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar
 
.posts recentes

. Tudo sobre vacinas para g...

. Mulheres aconselhadas a c...

. Quer engravidar? Fique at...

. Saúde: 20% das mulheres g...

. 5 alimentos proibidos na ...

. Vinte e um fatos bizarros...

. Evite certos alimentos...

. Os exames que toda mulher...

. Benefícios da ingestão de...

. Obesidade na gravidez aum...

. Oftalmologista diz que us...

. Tipo de coceira rara na g...

. Usar antibiótico durante ...

. Obesidade na gravidez

. Mulheres com distúrbios a...

.tags

. 10 a 11 semanas

. 11 a 12 semanas

. 12 a 16 semanas

. 18 a 24 semanas

. 19 mitos sobre a amamentação

. 25 semanas

. 26 semanas

. 28 a 33 semanas

. 28 semanas

. 35 anos

. 6 a 8 semanas

. 6 semanas

. 8 a 9 semanas

. 9 a 10 semanas

. abertura vaginal

. aborto

. aborto espontaneo

. aborto espontâneo

. ácido fólico

. actualidade

. acupuntura

. adolescente

. alcool

. alergias

. alimentação

. amamentar

. amniocentese

. analise

. anemia

. ansiedade

. anti-séptico

. aos 30 e aos 40

. as dúvidas

. asma

. bebe

. bebes

. cabelo

. calor

. casamento

. células

. células estaminai

. celulite

. cesariana

. cloasma

. colesterol

. coluna

. concelhos

. concepto

. contracções

. corpo

. corte cirúrgico

. curiosidades

. doença

. dor

. duvidas

. enjoos

. estrias

. exercício

. filho

. gases

. gemeos

. gestação

. gravida

. grávida

. gravidez

. gravidez de risco

. gravidez ectópica

. gripe

. hipertensão

. infertilidade

. leite

. mãe

. mae

. manchas

. mulher

. nascimento

. nomes

. noticias

. obesidade

. paixão

. parto

. pele

. período fertil

. placenta

. placenta prévia

. portugal

. pós-parto

. pos-parto

. prazer

. sangue

. saúde

. saude

. sentimentos

. sexo

. sintomas

. sintomas de gravidez

. testes de gravidez

. ventre

. vida

. video

. todas as tags

.arquivos

. Outubro 2016

. Maio 2015

. Dezembro 2014

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Novembro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

.links
.subscrever feeds