Segunda-feira, 16 de Julho de 2012
Preparar a gravidez

As férias são o período ideal para a concepção




As férias são o período ideal para proporcionar o descanso e hábitos saudáveis para enfrentar a concepção.

Amaior parte dos casais leva, durante todo o ano, uma vida agitada e plena de stress provocados pelo ritmo a que a sociedade actual obriga. Especialmente para os que vivem na cidade, o corre-corre constante, as filas para apanhar os transportes ou para circular na cidade são de tal modo cansativas que quando se chega ao emprego ou a casa, o bom humor já se perdeu e o stress já se instalou.

Para além deste correpio contínuo, há ainda que contar com as refeições feitas a correr e, muitas vezes, sem a qualidade que seria desejável para uma saúde razoável, muito especialmente para os casais que pensam iniciar uma gravidez.Contudo, as férias podemser o início de uma alteração nas rotinas, para que se abandonem os hábitos nefastos e se inicie uma nova vida.

Férias saudáveis
Se já pensou em iniciar uma gravidez, por certo, já falou com o seu médico e ouviu todos os seus conselhos para estar em boa forma, de modo a ter uma gravidez sem problemas e um bebé cheio de saúde.
Aproveite então estas férias para iniciar uma nova vida. Comece por eleger um local calmo, para se livrar das longas filas, quer nos restaurantes quer para encontrar um estacionamento para o automóvel. Não importa se prefere a praia, o campo ou a montanha, pois, o importante é que esteja num local aprazível que lhe proporcione toda a comodidade e lhe permita manter um ritmo calmo neste período de férias.

Preferencialmente, escolha um local que lhe permita arrumar o carro e andar a pé. O carro só deve ser utilizado em qualquer passeio nos arredores ou quando for necessário ir abastecer-se a alguma grande superfície mais distante do local da sua residência de férias.

À beira-mar
Se está numa zona de praia, levante-se cedo, tome um bom pequeno-almoço e vá a pé, logo pela manhãzinha para poder usufruir do poder saudável do Sol depois de uma caminhada que ajudará a manter o corpo em boa forma. Não esqueça uma garrafa bem cheia de água e alguma fruta para mitigar o apetite matinal. Aproveite um refrescante banho no mar que massajará o seu corpo e lhe proporcionará uma verdadeira hidromassagem, activando a circulação sanguínea, ao mesmo tempo que promove o relaxamento muscular, com efeitos muito semelhantes a uma sessão de thalassoterapia.

Regresse a casa antes dos efeitos perniciosos do Sol e que o calor intenso a impeça da caminhada de regresso. Depois destes exercícios matinais – caminhada e natação – ao regressar a casa, prepare uma refeição saudável e, sempre que possível, privilegie os alimentos locais. O peixe grelhado acompanhado de uma variada, colorida e fresca salada fornecer-lhe-á as vitaminas, sais minerais e nutrientes necessários numa agradável e fresca refeição. A fruta deverá ser a sua sobremesa preferencial e a água ou os sumos naturais as suas bebidas.

Uma pequena sesta proporciona o descanso ao corpo e ao cérebro, pois não esqueça que o sono ajuda a equilibrar o organismo. Após a sesta dê um passeio pela orla marítima, divirta-se com o seu companheiro e esqueça os problemas dos dias de trabalho. Goze cada dia como se fosse o único. Afaste o stress e aspire os odores salgados da maresia como uma bênção divina.

Faça uma refeição frugal ao jantar, privilegiando os legumes nas sopas ou em saladas. Esqueça as gorduras e as refeições copiosas ou muito condimentadas. Esqueça as bebidas alcoólicas e se fuma, enterre o maço de cigarros no seu primeiro dia de férias. Prepare-se para uma noite calma, deite-se de preferência antes das 23 horas, durma oito horas seguidinhas, para se levantar fresquinha e iniciar um novo dia.

No Campo
A vida no campo inicia-se bem cedinho e se quiser beneficiar da aragem fresca da manhã, ao mesmo tempo que usufrui dos prazeres da vida campesina, tome bem cedinho um bom pequeno-almoço com o pão fresco, acabado de sair do forno, acompanhado de uma boa compota ou queijo da região. Não esqueça uma boa peça de fruta e parta para um passeio pelo campo, ainda orvalhado. A pé ou de bicicleta, dependendo das suas preferências, proporcionar-lhe-á o exercício necessário para que se mantenha em forma.

Tal como na praia, as refeições devem ser simples. Preferencie as carnes magras, a fruta, os legumes, não esquecendo os cereais. As férias no campo parecem sempre mais calmas e o entardecer transporta-nos para uma dimensão em que a paz e o silêncio, interrompidos pelo cantar das cigarras não permite que o stress se instale.

Tempo para amar
Bem longe dos encontros e desencontros a que todos os casais estão sujeitos devido aos seus deveres profissionais, agora, durante estas férias, têm todo o tempo para amar.
E se no dia-a-dia esqueceram pequenos gestos de ternura, é altura de iniciarem um novo namoro. Tal como numa dança de acasalamento entre qualquer espécie animal, a sedução é um elemento essencial para iniciar este novo período na vida de um casal. Recordar as pequenas brincadeiras que os faziam sorrir, os beijos que os deixavam afogueados, os abraços que os pareciam unir para a eternidade...

Agora, sem receios, sem tempo, podem entregar-se a si próprios e dizer em sussurro o que não tiveram oportunidade de fazer, durante um ano em que a pressão os condicionou e que o tempo não proporcionou.
Amar sem tempo e sem fronteiras, sem condicionalismos e apenas com a alma e coração próprios dos apaixonados.

Prontos para a Aventura
Sem stress, com uma alimentação saudável e um corpo exercitado e com muito amor, podem iniciar a aventura.
Abaixo o álcool, os cigarros, o stress, a comida de plástico, as noitadas. Privilegiem uma alimentação saudável (muitas vitaminas, sais minerais e proteínas), não esqueçam o exercício diário, um sono reparador. Esta receita e muito amor vão com certeza permitir uma gravidez saudável e um bebé cheio de saúde e nascido num ninho de amor.

Texto: Isabel Santos
Revisão científica: Dra. Madalena Barata, Directora do Centro de Medicina da Reprodução do British Hospital-Lisbon XXI

fonte:http://familia.sapo.pt/



publicado por adm às 22:51
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar
 
.posts recentes

. Tudo sobre vacinas para g...

. Mulheres aconselhadas a c...

. Quer engravidar? Fique at...

. Saúde: 20% das mulheres g...

. 5 alimentos proibidos na ...

. Vinte e um fatos bizarros...

. Evite certos alimentos...

. Os exames que toda mulher...

. Benefícios da ingestão de...

. Obesidade na gravidez aum...

. Oftalmologista diz que us...

. Tipo de coceira rara na g...

. Usar antibiótico durante ...

. Obesidade na gravidez

. Mulheres com distúrbios a...

.tags

. 10 a 11 semanas

. 11 a 12 semanas

. 12 a 16 semanas

. 18 a 24 semanas

. 19 mitos sobre a amamentação

. 25 semanas

. 26 semanas

. 28 a 33 semanas

. 28 semanas

. 35 anos

. 6 a 8 semanas

. 6 semanas

. 8 a 9 semanas

. 9 a 10 semanas

. abertura vaginal

. aborto

. aborto espontaneo

. aborto espontâneo

. ácido fólico

. actualidade

. acupuntura

. adolescente

. alcool

. alergias

. alimentação

. amamentar

. amniocentese

. analise

. anemia

. ansiedade

. anti-séptico

. aos 30 e aos 40

. as dúvidas

. asma

. bebe

. bebes

. cabelo

. calor

. casamento

. células

. células estaminai

. celulite

. cesariana

. cloasma

. colesterol

. coluna

. concelhos

. concepto

. contracções

. corpo

. corte cirúrgico

. curiosidades

. doença

. dor

. duvidas

. enjoos

. estrias

. exercício

. filho

. gases

. gemeos

. gestação

. gravida

. grávida

. gravidez

. gravidez de risco

. gravidez ectópica

. gripe

. hipertensão

. infertilidade

. leite

. mãe

. mae

. manchas

. mulher

. nascimento

. nomes

. noticias

. obesidade

. paixão

. parto

. pele

. período fertil

. placenta

. placenta prévia

. portugal

. pós-parto

. pos-parto

. prazer

. sangue

. saúde

. saude

. sentimentos

. sexo

. sintomas

. sintomas de gravidez

. testes de gravidez

. ventre

. vida

. video

. todas as tags

.arquivos

. Outubro 2016

. Maio 2015

. Dezembro 2014

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Novembro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

.links
.subscrever feeds