Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo Sobre a Gravidez

A gravidez é um momento único na vida duma mulher, durante todo o tempo são enumeras as perguntas que ficam sem resposta, as preocupações com o nosso bebé, as incertezas e as duvidas que ficam no ar. Aqui será o espaço para acabar com algumas

A gravidez é um momento único na vida duma mulher, durante todo o tempo são enumeras as perguntas que ficam sem resposta, as preocupações com o nosso bebé, as incertezas e as duvidas que ficam no ar. Aqui será o espaço para acabar com algumas

Tudo Sobre a Gravidez

05
Jan11

Testes de gravidez à venda em farmácias

adm

Como funciona este método fácil que tem a vantagem de poder ser feito em casa

Os resultados dos testes de farmácia são rápidos e têm uma taxa de fiabilidade elevada, mas é essencial saber aplicar o teste correctamente.  

A maior parte destes testes tem um formato idêntico ao de uma caneta. Ao retirar a tampa, deve colocar a ponta absorvente por baixo do fluxo urinário durante cinco segundos ou mergulhá-la na amostra de urina contida num recipiente durante pelo menos dez segundos. A urina não deverá chegar à parte plástica da caneta. 

Depois de tapar a ponta absorvente, o teste deve ser colocado numa superfície plana, limpa e seca enquanto aguarda pelo resultado.

Não deixe, no entanto, de ler as instruções de utilização específicas do teste que adquirir.

Quando fazer

Para uma exactidão de 99%, faça-o a partir do primeiro dia de atraso da menstruação.
Se tem ciclos irregulares, considere o seu ciclo menstrual mais longo e adicione um dia. Desta forma, evitará fazer o teste demasiado cedo.

Caso faça o teste antes do dia em que deveria ter o período, a exactidão do teste será menor. Ou seja, até pode estar grávida mas, como o seu organismo ainda não produziu hCG suficiente para ser detectada no teste, o resultado será provavelmente negativo.

«Se o teste for feito quatro dias antes do dia em que o período é esperado, a fiabilidade do teste é de apenas 50%, enquanto se for dois dias antes a exactidão sobe para 85%», explica Cristina Azevedo, farmacêutica.

Quando não fazer

Se está a fazer um tratamento de fertilidade que contém a hormona hCG ou hGM (gonadotropina menopáusica humana), não tem qualquer vantagem em fazer este tipo de testes, já que a medicação afectará os resultados.

 

Cuidados de preparação

- Verifique sempre o prazo de validade do teste antes de o comprar.

- Leia sempre as instruções de utilização do produto e siga-as criteriosamente. Embora os procedimentos sejam muito semelhantes para os vários testes disponíveis no mercado, podem surgir ligeiras alterações.

- Caso opte por fazer a colheita de urina para um recipiente, compre um esterilizado na farmácia. Caso não seja possível, recorra a um recipiente limpo e seco e não use detergentes na lavagem.

- Certifique-se de que, quer o teste quer a amostra de urina utilizada (caso opte por fazer a sua recolha num recipiente adequado) se encontram à temperatura ambiente (entre 15 e 30º C).

- Faça o teste com a primeira urina da manhã. Em princípio, é a que tem maior concentração da hormona hCG, pelo que estará a maximizar a fiabilidade do teste.

- Não ingira líquidos na manhã em que fizer o teste, de modo a não diminuir a concentração da hormona na urina.

Os resultados

Normalmente os testes apresentam uma janela de controlo e uma de resultados ou teste. Um resultado positivo é indicado pelo surgimento de uma linha na janela de resultados. A ausência desta linha indica um resultado negativo.

No entanto, a leitura da janela de resultados (seja positiva ou negativa) só é válida caso apareça uma linha na janela de controlo após terminar o teste. Caso essa linha não seja visível, o teste não está a funcionar correctamente, pelo que o resultado não é válido. Esta situação pode acontecer, por exemplo, se a tira absorvente não tiver sido suficientemente molhada.

Tenha em conta que:

- A cor das linhas não afecta a interpretação do resultado do teste. Assim, mesmo que surjam linhas de intensidades diferentes na janela de resultados e na de controlo, o resultado continua a ser positivo.

- Alguns testes alertam para o facto de poder surgir uma linha na janela de resultados 30 minutos após a sua conclusão. No entanto, esta linha não indica um resultado positivo.

 

Repita o teste se... uma semana depois de ter obtido um resultado negativo, continua a não ter menstruação. Pode ser que se tenha calculado mal o dia em que o período devia aparecer e, por isso, tenha feito o teste demasiado cedo. 

Procure o seu médico se... obtiver um resultado positivo. E também se, após repetir o teste uma semana depois do primeiro, obtiver um novo resultado negativo mas continuar sem menstruação.

Tempo de espera: Na maior parte dos testes, o resultado pode ser lido após dois a cinco minutos. 

Onde fazer?
Para maior conforto e comodidade, compre o teste numa farmácia e faço-o em casa.

Preço

Varia entre 6,50 e 13 euros, de acordo com o laboratório. Não são produtos comparticipados e não existem testes genéricos. 

Garantia de qualidade

Os testes de gravidez são considerados pelo Infarmed dispositivos médicos para diagnóstico in vitro. Certifique-se de que o teste que comprar tem inscritas na embalagem  a abreviatura IVD e a marcação CE , obrigatórias por lei.

Como autoridade nacional competente para este tipo de dispositivos, o Infarmed pode deliberar a retirada do mercado nacional dos testes que não se encontrem em conformidade, assegurando assim a qualidade dos produtos disponíveis para venda.

A última novidade


Recentemente, surgiram no mercado testes digitais que indicam também o tempo de gravidez. Estes testes permitem-lhe saber, de forma imediata, há quanto tempo está grávida. O modo de funcionamento é análogo ao dos testes tradicionais, com a nuance de ser um teste digital. 

Assim, existe apenas uma janela (um mini monitor LCD) onde surge a indicação «espera». Passados três minutos, em caso de gravidez, a mensagem «grávida» é acompanhada da indicação «1-2», «2-3» ou «3 +», de acordo com o número de semanas de gravidez estimadas a partir da concentração de hormona hCG detectada na urina. 


Para saber como são realizadas as análises de laboratório para detectar a gravidez, clique aqui


Texto: Rita Miguel com Cristina Azevedo (farmacêutica)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista

http://saude.sapo.pt/

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Politica de privacidade

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D