As grávidas que comem por dois arriscam-se a nunca perder o peso a mais
Os quilos a mais ganhos durante a gravidez, ou seja aqueles que vão além do aumento de peso ideal, acompanham muitas mulheres pela vida fora. Um novo estudo vem lançar o alerta: as mulheres que aumentam de peso de forma excessiva durante a gravidez têm um risco três vezes mais elevado de excesso de peso e obesidade, bem como de problemas de saúde associados, como por exemplo a hipertensão.
Investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, sublinham a importância de não aumentar de peso excessivamente durante a gravidez, mas também de estar saudável e com um peso normal antes de engravidar.
Foram registados e analisados dados de 3877 mulheres durante a gravidez e passados dezasseis anos. Metade das mulheres que já tinham excesso de peso antes de engravidarem acabaram por comer mais do que o recomendado durante a gravidez. Entre as que começaram a gravidez com um peso saudável, apenas uma em cinco o fizeram.
Os investigadores aconselham as mulheres a evitar comer por dois, sobretudo nos primeiros seis meses de gravidez, altura em que os excessos alimentares vão acumular-se em gordura, pois o crescimento do bebé ainda não absorve tanto. Alertam ainda para o facto de comer por dois ser mau para a mãe mas também para o bebé, que terá também riscos acrescidos de excesso de peso, obesidade e todos os problemas associados.
Os resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition
fonte:http://www.tvi24.iol.pt