Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo Sobre a Gravidez

A gravidez é um momento único na vida duma mulher, durante todo o tempo são enumeras as perguntas que ficam sem resposta, as preocupações com o nosso bebé, as incertezas e as duvidas que ficam no ar. Aqui será o espaço para acabar com algumas

A gravidez é um momento único na vida duma mulher, durante todo o tempo são enumeras as perguntas que ficam sem resposta, as preocupações com o nosso bebé, as incertezas e as duvidas que ficam no ar. Aqui será o espaço para acabar com algumas

Tudo Sobre a Gravidez

15
Abr12

Parto... para todos os gostos

adm

Preparação para enfrentar esta nova experiência com calma e com maior confiança

As aulas de preparação para o parto, para além de serem uma valiosa ajuda para enfrentar o parto, podem promover um convívio saudável e relações de amizade entre várias mamãs que experienciam também uma nova gravidez.

Hoje em dia, existem vários Cursos de Preparação para o Parto e a futura mãe pode escolher o, ou, os que mais lhe convém. Para além de poder escolher aulas para a preparação para um parto convencional, pode também optar por aulas que a ajudem a preparar para um parto na água ou em casa.

Ao inscrever-se numCurso de Preparação Para o Parto, é possível complementar este curso com aulas de pós-parto que permitirão à grávida adquirir conhecimentos sobre o pós-parto, noções de puericultura e como cuidar do bebé, bem como adquirir as melhores técnicas de aleitamento e higiene do bebé.

“As aulas teóricas devem fornecer informação sobre anatomia, sexualidade masculina e feminina e alterações próprias da gravidez”

Os formadores
As aulas são em geral ministradas por enfermeiras-parteiras, psicólogos, obstetras e pediatras. Habitualmente, cada especialista fala sobre os temas da sua especialidade e durante o curso explicam-se todos os aspectos fundamentais da gravidez, parto, pós-parto e maternidade. São explicadas todas as técnicas de respiração para o parto e realizam-se todos os exercícios adequados para tornar o momento do parto mais fácil.

O aleitamento e a criação do bebé são explicados com uma atenção especial e tendo como modelo um "boneco bebé"; são ministradas aulas práticas onde a grávida pode desenvolver todas as actividades como a higiene do bebé, o banho, o vestir e despir e a melhor forma de o deitar.

Também o Yoga
Como complemento dos cursos de preparação tradicionais, pode ser uma boa opção pois pode aliviar a tensão, recarregar as energias e contribui para aliviar as dores. É preciso não esquecer que muitas das técnicas habituais reconhecidas para o parto sem dor se baseiam nas técnicas de descontracção do yoga.

Para praticar o yoga como apoio à gravidez, a grávida deve apenas inscrever-se num Centro de Yoga apto para ministrar aulas de preparação para o parto.

O que devem oferecer os Centros?
Os centros devem oferecer às futuras mães/pais aulas práticas e teóricas que lhes permitam encarar a gravidez, o parto e o pós-parto de forma mais descontraída e mais confiante.

As aulas teóricas devem fornecer informação sobre anatomia, sexualidade masculina e feminina e alterações próprias da gravidez. Explicações exaustivas sobre o parto, como reconhecer as contracções, as fases da dilatação, tipos de anestesia, tipos de parto e possíveis complicações. Devem ainda dar toda a informação sobre os melhores comportamentos no puerpério: cuidados de higiene após parto normal ou cesariana, a sexualidade.

Devem também prestar todos os esclarecimentos sobre o aleitamento, cuidados e higiene do recém-nascido e desenvolvimento do bebé durante o primeiro ano de vida.
As alterações emocionais durante a gravidez, o parto e o pós-parto como a depressão devem ser sempre abordados. As aulas-práticas devem ministrar exercícios de descontracção durante a gravidez e o parto, com exercícios adequados às diversas situações.
Exercícios de respiração nas diversas etapas do parto. Treino com o pai durante o parto. Treino de exercícios do períneo no pós-parto. Nas aulas práticas devem ainda ser realizadas as tarefas do banho do bebé, do tratamento do cordão umbilical, a muda da fralda.

Onde, como e quanto?
Hoje em dia, em todos os centros urbanos existe a possibilidade de frequentar um destes cursos. Alguns deles estão integrados nos Centros de Saúde públicos e outros em Centros privados.

Os valores variam de acordo com o número de aulas e comos próprios conteúdos. No leque de custo/opções é ainda considerado o acompanhamento da grávida pelo futuro pai e o número de aulas que este quer frequentar. É importante que antes de tomar uma opção sobre a decisão do Centro, peça alguns conselhos no seu Centro de Saúde, com o seu médico ou com qualquer recente mamã que tenha frequentado o Curso.

Nos grandes centros urbanos as opções são muitas e as ofertas, no que respeita aos conteúdos, também muito variadas. Nos pequenos centros, é provável que as suas opções sejam limitadas em relação, por exemplo, ao parto na água ou ao Yoga.

Parto na água
Nos cursos de preparação para o parto na água, habitualmente ministrados por monitores especializados, as aulas são realizadas numa piscina coberta e climatizada, com os exercícios adequados à gravidez e ao parto – de costas, pélvis – e jogos aquáticos ou natação específicos.

Os exercícios adaptam-se à destreza da nadadora e ao mês de gestação. O efeito deste treino é muito relaxante e tonificante e benéfico para a grávida. Estes exercícios podem ser realizados pelo casal – tal como nos cursos de preparação para os partos convencionais – ficando assim o futuro pai apto para auxiliar no momento do parto.

Parto em casa
Se está a pensar em fazer o seu parto em casa, talvez no mês anterior ao parto, possa contratar uma Doula que a poderá acompanhar na preparação para o parto, durante parto e durante os primeiros dias com o seu bebé. Para contratar uma Doula, basta falar com a Associação Doulas de Portugal e seleccionar o perfil da Doula e os serviços que pretende.

Texto: Maria Martins
Revisão científica: Dra. Madalena Barata, Directora do Centro de Medicina da Reprodução do British Hospital-Lisbon XXI

fonte:http://familia.sapo.pt/

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Politica de privacidade

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D